Deixe o boot do Linux ainda mais rápido com este simples e prático aplicativo.
O Linux é ficou famoso não só por suas funcionalidades e interface, mas também por ser mais leve e ter o tempo de boot reduzido se comparado aos demais sistemas operacionais no mercado. No entanto, nenhum SO está livre dos processos que precisam ser iniciados com eles.
Muitas vezes o usuário não se dá conta de que são justamente esses processos que retardam a inicialização do computador, e muitas vezes eles podem ser iniciados após o sistema. Foi pensando nisso que o BootUP Manager foi desenvolvido.
Trata-se de um aplicativo muito prático que permite ao usuário configurar quais processos serão iniciados juntamente com o Linux. Dessa maneira você pode desabilitar as funções que não utiliza com muita frequência e deixar apenas o que realmente interessa.
Interface simples e funcional
BootUP Manager conta com uma interface bem amigável e muito simples de usar. A tela do programa se resume basicamente a uma lista com todos os programas e processos que são iniciados junto o com sistema.
Interface do programa
Nessa lista o usuário pode “manipular” os processos e marcar ou desmarcar quais serão carregados quando o computador for ligado. Ao lado do nome de cada processo há a coluna “Running” (Executando). Nela é possível visualizar o status dos programas, indicados através de diferentes ícones.
Configurações avançadas: cuidado!
PAra configurações avançadas, é só marcar!Abaixo da lista de processo é possível perceber a opção “Advanced” (Avançada). Ao marcá-la, processos do núcleo do sistema também são exibidos na lista.
Sempre é preciso muito cuidado ao mexer em configurações que dizem respeito ao núcleo do sistema, por isso só desmarque ou altere o status dos itens que você realmente conhece e sabe como eles afetam o sistema.
Executando como root
Para executar o BootUP Manager é preciso ter os privilégios de administrador do sistema, o famoso root do Linux. Existem duas maneiras de fazer isso. A primeira delas é fazendo logoff do seu usuário e logar novamente no sistema como administrador (root).
A segunda, e mais simples, é executar o BootUP Manager através da linha de comando, com os privilégios necessários. Para isso, é só abrir uma janela do Terminal e executar seguinte comando:
$ sudo bum &
Pronto, agora é só inserir a senha e aproveitar as facilidades que o programa oferece. É tudo bem simples, mas o programa é realmente muito útil. Não deixe de conferir.
download:
http://www.baixaki.com.br/linux/download/bootup-manager.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário