O volume de informação que produzimos atualmente é quase inimaginável. Se antes você comemorava o fato de ter um disco rígido de 100 GB, hoje se pergunta como viveu sem o HD de 1 terabyte, o pen drive de 64 GB, o celular de 32 GB... como acumulamos tanta coisa?
São vídeos, filmes, músicas, documentos e outros arquivos que guardamos e que também compartilhamos com os conhecidos. Mas como transportar todo esse peso pela rede? Confira nossas dicas.
Dropbox
Este é um dos melhores serviços de compartilhamento pela internet. Ele não tem um espaço de disco muito grande, mas suas facilidades superam as de outros serviços. Após o cadastro, você pode baixar um aplicativo que permite acessar e editar seus arquivos direto no computador, seja lá em quantos você autorizar o serviço, e mantém tudo sincronizado.
São 2 GB de espaço, que podem ser aumentados para até 100 GB mediante pagamento de taxa. O mais legal é que você pode tornar públicos alguns arquivos e enviar os links para quem quiser baixá-los. Também é possível compartilhar pastas específicas com outros usuários do serviço.
Pando
O Pando chegou a estar na moda há um tempo, como uma alternativa aos arquivos em torrent. Nesse serviço, você baixa um software e coloca nele os arquivos que deseja compartilhar. Insira o email do destinatário e o aplicativo produz um arquivo leve com a extensão ".pando", que será baixado pela outra pessoa e colocado em seu próprio aplicativo.
O serviço fica responsável por armazenar o arquivo original por um período de tempo, e, até lá, qualquer um que possua o aplicativo e o arquivo ".pando" poderá baixá-lo. Sua maior vantagem é a possibilidade de enviar arquivos com até 1 GB de tamanho.
Slideshare
O Slideshare só compartilha alguns tipos de arquivos, mas tem lá suas vantagens. Seu foco são apresentações de palestras, teses, trabalhos etc. Ele funciona como uma rede social de pessoas que querem compartilhar suas apresentações, documentos e vídeos em diversos formatos, como PDF, PowerPoint, Excel, Word, OpenOffice e outros.
Entretanto, ao compartilhar um arquivo, ele fica disponível para leitura online, de modo que outros usuários podem passar por seu perfil e comentar a respeito. Caso gostem, terão a opção de baixá-lo. Você também pode "seguir" um usuário e pedir para ficar sabendo quando ele postar algo novo.
YouSendIt
O YouSendIt é para quem realiza tarefas rapidamente. Se um cliente ligou e disse que precisa daquele arquivo de 60 MB, impossível de enviar por email, esse serviço resolve o problema.
Não é necessário fazer cadastro, mas fazê-lo garante alguns benefícios. No geral, basta inserir o email da pessoa que deverá receber o arquivo, o seu email e escolher o volume em seu computador. O YouSendIt sobe o arquivo para seus servidores e manda ao destinatário um link para que possa baixar. Até 2 GB podem ser enviados em uma única tacada.
4Shared
O 4Shared é muito parecido com o YouSendIt, mas neste, ao realizar o cadastro, você fica com um espaço de armazenamento de até 10 GB. Ele oferece uma pasta virtual em que é possível colocar quantos arquivos quiser, bem como escolher quais deles serão públicos.
Você poderá, então, compartilhar tanto o link da pasta como de arquivos específicos. Não é necessário fazer cadastro para baixar os arquivos. Esse serviço também oferece aplicativo para o computador, barra de ferramentas para o navegador e até programa para celulares com Symbian e para o iPhone. Por meio de pagamento, o armazenamento pode ser estendido a até 100 GB.
MegaUpload
O MegaUpload é um dos serviços mais populares de compartilhamento de arquivos. As pessoas compartilham músicas, vídeos e muitos outros documentos por lá. Se você fizer o cadastro, poderá guardar até 200 GB de arquivos nos servidores do MegaUpload.
Scribd
Caso queira compartilhar arquivos de texto, este é o lugar. A maior vantagem do Scribd é funcionar como um enorme acervo de revistas, livros, documentos e outras publicações. Você também pode assinar o RSS de um usuário e acompanhar seus uploads, além de compartilhar informações do Facebook, Twitter, Blogger, WordPress e outros, que achar interessantes.
Uma alternativa bem bacana ao Scribd é o Issuu. Ele é bem parecido com o primeiro, porém dispõe seus documentos em uma prateleira, como se fosse uma livraria. Além disso, é possível transformar todos os arquivos de seu site em revistas virtuais, adicionar amigos e compartilhar o que gosta.
Stixy
O Stixy tem uma interface muito bonitinha, além de funcional. Com ele, você pode criar vários "espaços" onde decide com quem deseja compartilhar o quê. Nesse serviço, é possível compartilhar notas, pensamentos, tarefas, imagens e documentos. É como se fosse um quadro de avisos.
Yahoo! Mail
A versão mais recente do serviço de e-mail do Yahoo! também oferece algumas opções bacanas para mandar arquivos mais pesados para a internet. O aplicativo Meu Disco, por exemplo, permite guardar 1GB em arquivos de até 100MB. Ele funciona como uma espécie de pendrive virtual, já que, sempre que quiser, terá seus arquivos disponíveis. Além disso, para mandar algum arquivo por e-mail, basta um clique para o aplicativo gerar um link para o destinatário fazer o download do arquivo.
O aplicativo Anexar arquivos grandes também dá uma força na hora de mandar aquele arquivo mais pesado por e-mail. Para usá-lo, é só selecionar um arquivo de até 100MB que, automaticamente, um link para download é gerado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário